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textos [2010/02/28 02:19] filipe |
textos [2011/06/14 11:41] (atual) admin |
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====== Textos ====== | ====== Textos ====== | ||
- | Os tópicos deste curso podem ser encontrados em qualquer bom livro de Mecânica | + | Os tópicos desta disciplina podem ser encontrados em qualquer bom livro de Física Moderna - existem vários em nossa biblioteca. Minhas aulas tomarão como base, na maioria dos casos, um texto recente (2004), a 2a edição de //Modern Physics for Scientists and Engineers//, de J. Taylor, C Zafiratos e M. Dubson. Além de uma abordagem moderna e que levou em conta o resultado de pesquisas atuais a respeito da melhor forma de promover o aprendizado, possui uma coleção de exercícios rica e abrangente e foi escrito por um amigo meu. As nossas listas serão quase sempre compostas por uma seleção destes problemas. Ainda não existe cópia disponível na biblioteca da Física, mas isto não deve preocupar, já que, como disse, meu roteiro de aula será baseado nele. Você deve se sentir à vontade para acompanhar a disciplina lendo o seu autor favorito e eu posso anunciar em sala a correspondência entre os capítulos do Taylor e os do texto que você tiver escolhido, dentre os nomeados abaixo. |
- | Geral. Minhas aulas tomarão como base, na maioria dos casos, um texto bem recente (2005), //Classical Mechanics//, de J. Taylor. Além de uma abordagem moderna e que levou em conta o resultado de pesquisas atuais a respeito da melhor forma de promover o aprendizado, possui uma coleção de exercícios rica e abrangente. As nossas listas serão quase sempre compostas por uma seleção destes problemas. Existe apenas uma cópia disponível na biblioteca da Física, mas isto não deve preocupar, já que, como disse, meu roteiro de aula será baseado nele. Você deve se sentir à vontade para acompanhar a disciplina lendo o seu autor favorito e eu posso anunciar em sala a correspondência entre os capítulos do Taylor e os do texto que você tiver escolhido, dentre os nomeados abaixo. | + | |
===== Referências ===== | ===== Referências ===== | ||
- | * //Mechanics//, Keith R. Symon\\ | + | * //Física Quântica//, Eisberg e Resnick\\ |
- | O texto padrão mundial desta disciplina. Gosto muito dele - foi nele que eu aprendi Mecânica! mas reconheço que pode parecer um pouco áspero para o estudante comum e que, apesar de atualizado em sucessivas edições, tenha se tornado um pouco antigo. Existem várias cópias disponíveis na biblioteca da Física e pode ser usado como livro texto para este curso.\\ | + | Tradução de um texto que se tornou padrão nacional desta disciplina. Foi em sua primeira edição que eu fui apresentado ao tema da disciplina mas acho que se tornou um pouco antigo. Existem várias cópias disponíveis na biblioteca da Física e pode ser usado como livro texto para este curso.\\ |
- | * //Classical Dynamics//, Thornton e Marion\\ | + | * //Modern Physics from α to Z//, James W. Rohlf\\ |
- | Outro texto clássico, já na 5a edição, e bastante popular. Soa mais amigável ao estudante que o Symon, e aqui na UFF tem sido o preferido por muitos alunos. Existem várias cópias disponíveis na biblioteca da Física e pode ser usado como livro texto para este curso.\\ | + | Um texto bem completo e com conteúdos modernos, além de uma grande coleção de problemas interessantes.\\ |
- | * //Introduction to Classical Mechanics//, David Morin\\ | + | * //Lectures on Physics, vol III//, Richard Feynman //et al.//\\ |
- | Um excelente texto introdutório, bem recente - é de 2008 - com uma grande coleção de problemas interessantes, vários dos quais resolvidos. É o texto usado no curso de Física I de Harvard e está um pouco abaixo, em complexidade, do conteúdo de nosso curso.\\ | + | Um clássico, inspirado e motivante, escrito por um dos maiores físicos do século XX; leitura indispensável para qualquer físico, recentemente traduzido para o português, num nível um pouco abaixo do nosso curso.\\ |
- | * //Lectures on Physics, vol I e II (capítulo 19)//, Richard Feynman //et al.//\\ | + | * //Mechanics, vol I da coleção Berkeley Physics Course//, Charles Kittel, Knight e Ruderman\\ |
- | Um clássico, inspirado e motivante, escrito por um dos maiores físicos do século XX; leitura indispensável para qualquer físico, recentemente (bem!) traduzido para o português, num nível um pouco abaixo do nosso curso. O capítulo 19 do volume II, a respeito do Princípio da Ação Mínima (princípio variacional) é antológico.\\ | + | Um excelente texto introdutório. No cap. 10 faz uma revisão muito interessante e erudita sobre as experiências de determinação da velocidade da luz. Do cap. 11 ao 13 trata da relatividade restrita (especial) de uma forma clara e objetiva. O cap. 14 é uma introdução ao princípio de equivalência, base da relatividade geral, e o cap. 15 é uma introdução (algo ultrapassada) ao catálogo de partículas elementares. A biblioteca possui alguns exemplares, inclusive traduzidos para o português. |
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- | * //Mechanics, vol I da coleção Berkeley Physics Course//, Charles Kittel //et al.//\\ | + | * //Quantum Physics, vol IV da coleção Berkeley Physics Course//, Eiwind Wichman\\ |
- | Faz um excelente par com o livro do Feynman como fonte de inspiração, forte na formação de intuição física e cuidadoso para não exagerar no formalismo, mas um pouco mais elementar que o nosso curso. Eu acho que seria o texto mais adequado para uma disciplina específica para a licenciatura, especialmente se complementado com o capítulo 19 do Feynman acima citado, mas poucos professores concordam comigo. A biblioteca possui alguns exemplares, inclusive traduzidos para o português. | + | Faz um excelente par com o livro do Feynman como fonte de inspiração, forte na formação de intuição física e cuidadoso para não exagerar no formalismo, mas um pouco mais elementar que o nosso curso. A biblioteca possui alguns exemplares, inclusive traduzidos para o português. |
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+ | * //Física Moderna para iniciados, interessados e aficionados, vol. 1//, Ivan S. Oliveira\\ | ||
+ | Um texto simples mas algo atrevido, pode ser lido quase como um romance. Recomendo especialmente para os licenciandos, para que desenvolvam formas amigáveis de falar com alunos de ensino médio sobre os temas da disciplina.\\ | ||
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